Transporte MarÍtimo

  • Vantagens desse meio

    Características O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Possibilita a navegação através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.


    Vantagens
    * Maior capacidade de carga;
    * Carrega qualquer tipo de carga;
    * Menor custo de transporte.
    Desvantagens
    * Necessidade de transbordo nos portos;
    * Distância dos centros de produção;
    * Maior exigência de embalagens;
    * Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.


    leia mais

Navios de Carga

Tipos de navios

São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões.

Navios Gaseiros

Tipos de navios

São os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos. Caracterizam-se por apresentarem acima do convés princi-pal tanques típicos de formato arredondado. Gaseiro é um tipo de navio de construção especial adequado ao transporte de gás liquefeito de petróleo. Sua principal característica são os tanques de formato arredondado acima do convés.

Porta - Contêineres

Tipos de navios

São os navios semelhantes aos navios de carga geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.